sábado, 20 de outubro de 2007

Eu, uma menina veneno?

Nada melhor do que uma sonequinha depois do almoço. Alguns chamam de cesta, mas eu e minha mãe chamamos de sonequinha depois do almoço. Bom, lá estava eu deitada no sofá da sala, com o rosto já marcado pelas dobras do sofá, com um ouvido no mundo dos sonhos e o outro no mundo dos acordados.

Eu estava indo de encontro àquele milésimo de segundo em que a gente escolhe se vai entrar no sono profundo e aproveitar a rara oportunidade de colocar o sono em dia ou se vai continuar acordada, pensando em tudo e em nada ao mesmo tempo.

Como o ser humano hiperativo que sou, escolhi a segunda opção. Não sei porque, mas me parece impossível dormir de tarde. E olha que já tentei várias vezes. Mas continuando o raciocínio: naquele milésimo de segundo em que escolhi ficar acordada ouvi um som vindo da cozinha. Era o rádio da Ângela, moça que trabalha aqui em casa. Sintonizado em uma AM qualquer, as ondas sonoras do aparelho propagavam a música “Menina Veneno”, do Ritchie.

Ah, vai dizer que você não sabe que música é essa? Claro que sabe! Mas só para refrescar a memória, vou cantar um pedacinho: “menina veneno, o mundo é pequeno demais pra nós dois”. Lembrou? Que bom, melhor assim!

Ao ouvir essa belíssima letra não pude evitar e fui carregada para mais uma das minhas longas viagens mentais. Me peguei pensando: que tipo de veneno eu gostaria de ser? Do além, lembrei da letra do Raul Seixas e do seu desejo de ser uma metamorfose ambulante.

Pronto, respondida a questão: quero ser um veneno mutante. Um veneno que se adapte ao gosto do freguês. Se o envenenadado em questão for um homem inconsolado, quero ser um veneno doce, inebriante. Se for uma velha senhora desamparada, um veneno que lembre o gosto de sua infância. Se for um jovem conquistador, o veneno mais apimentado de todos.

Depois de definir que seria um veneno mutante, parei para pensar se deveria mesmo ser um veneno. Não seria melhor ser alguma outra coisa, algo menos nocivo? Essa pergunta me tirou qualquer chance de continuar minha sonequinha. E olha, até agora nada de resposta.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu gostaria de ser o veneno da vingança, aquele bem cruel (él, él, él!)!!!
Ah, mas no fundo a gente é muito boazinha para ser veneno... Embora seja relaxante pensar nessas coisas absurdas em tardes sonolentas...

Anônimo disse...

Amiga vou te ensinar como se faz para dormir à tarde, ok?
1) Pegue seu travesseiro e um edredon e vá até a sala (sim, na sala! quarto é para se dormir à noite);
2) Numa caneca, faça brigadeiro no microondas e tbm leve para a sala;
3) Ligue a TV na globo e só deite no sofá quando começar a sessão da tarde;
4) Junte tudo: travesseiro, edredon, brigadeiro e sessão da tarde e bons sonhos!

Não tem erro!

Ps; Em relação a ser veneno, amiga, como disse a Rê, vc é boazinha demais...desista!
=)

Damiana Meneghetti