domingo, 9 de agosto de 2009

Mania de mudar de mania

Cristina, tão logo nasceu, decidiu que teria apenas uma única mania ao longo de toda a sua vida. Diferente daqueles que só dormem com a porta do quarto aberta ou daqueles que penteiam o cabelo sempre para o lado esquerdo somente com a escova verde de cerdas falhas, ela escolheu que teria a mania de mudar de mania.

Quando bebê, primeiro de apegou à Moranguinho para depois grudar no Ursinho Carinhoso. Com uns oito anos, substituiu o pingo do i por um x, só para ser diferente. Quando chegou aos dez, abandonou a mania gráfica para mergulhar de cabeça em outro campo: os hábitos higiênicos. Por cerca de 700 dias dedicou-se diariamente a escovar os dentes apenas com pasta de morango e a lavar o cabelo só com shampoo de camomila.

Alguns anos se passaram e outras manias vieram. Aos 15, repetia a primeira música de qualquer CD cinco vezes antes de tocar adiante. Aos 16, dobrava as sapatilhas sete vezes antes de calcá-las. Dos 18 aos 21, meio anarquista, decidiu que sua mania seria criticar as manias alheias. ("Quem não tem teto de vidro, que atire a primeira pedra", pensava.)

Aos 22, virou "escritora" e pegou a mania de sempre carregar um bloquinho na bolsa.

Todo o retrospecto a fez pensar: "não está na hora de mudar esta mania de mudar de mania?".

*Qualquer semelhança entre a personagem e a minha pessoa é mera semelhança. Todos sabem que eu jamais dobraria minha sapatilha...